top of page
  • Foto do escritorGrupo Gouveia Brasil

Blend x Single

Atualizado: 21 de fev. de 2018

por Cachaciê - 21 de Novembro de 2017


O Blend na Cachaça é nada mais nada menos que uma mistura e como não tem legislação para isto, até a estandartização pode ser chamada de Blend.

Tanto Blend quanto Estandartização visam imprimir um padrão na bebida, o primeiro com nuances mais delicadas e com um trabalho mais direcionado e com especial atenção aos aspectos visual, aroma e paladar.

O segundo, a Estandartização, é mais primária e ateem-se principalmente aos aspectos de cor e teor alcoólico. No entanto, ambos se tratam de uma mistura, logo, um Blend. Pois bem, acredito que em breve poderemos ter uma legislação que venha determinar o que legalmente seria um Blend, já o Single seria a Cachaça.

Como? A Cachaça de uma única Destilaria ou Alambique? A de uma dorna só ou a de uma só madeira, de um só tonel? Engarrafada como sai do tonel, barril, dorna utilizada como ela é sem adequações… Tudo isso que citei são comportamentos singulares, logo Single, então não é uma coisa simples esta questão de nomenclatura dos destilados.

Single na Escócia é destilado de uma só Destilaria, nesta classificação a grande maioria de nossas Cachaças são Single e se preconizou que misturas são Blend, mesmo vindo toda a Cachaça de uma mesma Cave.

Aí está uma questão a ser pensada…

*Armando Del Bianco – Master Blender Grupo Gouveia Brasil – O Mago da Cachaça. Colunista Portal Cachaciê.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page