top of page
  • Foto do escritorGrupo Gouveia Brasil

Mercado da cachaça expande e conquista público diferenciado

Atualizado: 23 de fev. de 2018

por Celso Lemos - 20 de Fevereiro de 2018


Grupo Gouveia Brasil, marca de destilados artesanais, desponta como cachaça de luxo em feira da categoria.


A cachaça, iguaria nacional criada há mais de 500 anos, nunca saiu do gosto brasileiro, agradando a uma grande parcela do público e conquistando, inclusive, o mercado internacional e os paladares mais refinados. A produção da bebida se divide em duas categorias que vão desde aquelas produzidas industrialmente, em larga escala e aquelas que são produzidas artesanalmente. Uma nova subcategoria surge dentro das artesanais onde busca-se um destilado altamente qualificado e único, rico no aroma, sabor e de bom gosto. É o que mostra o Grupo Gouveia Brasil, que atende aos anseios de um público diferenciado e, sobretudo, exigente. A grife de destilados estará presente, pelo segundo ano consecutivo, na 27ª ExpoCachaça, feira que já movimentou cerca de R$300 milhões em 20 anos de existência.

Buscando conquistar um público que procura qualidade em destilados importados e resgatar aqueles que não tiveram experiências agradáveis com a cachaça, afastando-os do produto, o Grupo Gouveia Brasil surge com uma proposta inovadora para o mercado. A empresa está produzindo um destilado artesanal voltado para o segmento de bebidas sofisticadas, alocando-o nos padrões de renomadas marcas de whiskies, gins, conhaques e licores impontados. "Como o processo de produção é artesanal, e no caso da Gouveia Brasil, ainda mais complexo, é necessário um expertise que poucos no mundo dos destilados possuem. O foco está na criação de um produto único com sabor inigualável. Que some requinte e suavidade. Que busque a perfeição. Para isto, contratamos, com exclusividade, o melhor e mais premiado master blender do Brasil, Armando Del Bianco. Ele fica inteiramente responsável pelos blends da Gouveia Brasil, criando um produto de excepcional qualidade, muito diferente daquilo que já existe no mercado", conta Celso Lemos, diretor de marketing da marca.

Ainda de acordo com Lemos, a célebre frase proferida pela estilista Coco Chanel, Algumas pessoas pensam que o oposto de luxo é pobreza. Não é! Luxo é o oposto de vulgaridade...", consegue traduzir o legítimo conceito da Gouveia Brasil: apostar em um produto refinado, para um público exigente. Ousada e fora dos padrões de sua categoria, a grife apresenta quatro rótulos que atendem a diferentes perfis de pessoas. "O nosso público é aquele que busca prazer na vida, em momentos especiais e marcantes e não abre mão da qualidade. Além do público masculino, tradicionalmente o maior consumidor de cachaça e whisky, as mulheres e os adultos jovens também entraram para o nosso hall de apreciadores, desconstruindo o antigo estigma das más experiências com a cachaça", conta.

Os quatro rótulos da marca, que está presente nos melhores bares, restaurantes, hotéis e tabacarias do mundo, são: Cachaça premium (cachaça envelhecida há mais de 5 anos); Profissional (especial para drinks); Licor Fino de Cachaça e MEi - Bebida Mista Sabores Jabuticaba e Mel e Limão. Há pouco mais de três anos no mercado, o Grupo conquistou a medalha Grand Gold em um dos concursos de destilados mais respeitados do mundo, o Spirit Selection by Concours Mondial de Bruxelles, em 2016. No mesmo ano, levou a medalha de ouro com a Cachaça Premium e bronze com a Cachaça Profissional na categoria Brancas Ouras, na 26ª edição da ExpoCachaça. Este ano, a marca já conquistou duas medalhas de prata no concurso San Francisco World Spirits Competition com a Cachaça Premium e o Licor Fino de Cachaça. Este e outros rótulos estarão expostos no estande do Grupo Gouveia brasil na 27ª edição da ExpoCachaça e poderão ser degustados pelas pessoas que circularão nos 4 dias do evento - de 8 a 11 de Junho.


Grupo Gouveia Brasil

Por volta do ano de 1900, Alfredo Vieira Gouveia e Carolina Barbosa da Costa residiam em uma fazenda às margens do Rio Sapucaí, marco divisório entre os municípios de Turvolândia e São Gonçalo do Sapucaí. Nesta época, percebendo um mercado consumidor bom e a possibilidade de distribuir o produto junto com as mercadorias que chegavam no Porto, Alfredo e Carolina começaram uma pequena fabricação de cachaça.

Em 1908, iniciou-se a construção de uma ponte sobre o rio. Carolina começou, então, a cozinhar para os funcionários que vieram, muitos deles alemães. Estes novos consumidores fizeram com que Alfredo impulsionasse a produção da cachaça.

Atualmente, assumiu o negócios o neto Roberto Brasil Vieira, que está investindo na criação, qualidade, exclusividade, sofisticação e inovação da marca. Como diz Roberto com muita emoção: "nós somos a primeira empresa do mundo a engarrafar PAIXÃO!".





Gouveia Brasil Premium e Gouveia Brasil MEi são os carros-chefes do Grupo. Os quatro rótulos são:


.Gouveia Brasil Premium - Uma preciosidade para os paladares mais exigentes

Gouveia Brasil Premium é um blend de cachaças artesanais, produzidas no Sul de Minas Gerais, envelhecidas em tonéis de três diferentes madeiras (Amburana, Jequitibá Rosa e Carvalho). O líquido dourado denso e oleoso ressalta no olfato os aromas de frutas, madeiras e flores com toques de vanilla, amêndoa e nozes. Na boca, sensações das mais variadas se completam como frescor e calor, picância e suavidade, adstringência e doçura, com um equilíbrio singular e raro. Na harmonização, cai como luva quando acompanha pratos à base de carne vermelha, molhos cremosos e encorpados, chocolates e tabacos finos. Pode ser consumida pura ou gelada.


. Gouveia Brasil Profissional - Branca, pura e suave: feita para os melhores drinks

Deve ser consumida a gosto. Pura, gelada ou na confecção dos mais variados drinks. Especialmente idealizada para atender a classe profissional de barmen e mixologistas como base na preparação e criação de drinks. Possui o endosso e assinatura de um dos barmans mais premiados do Brasil, Derivan Ferreira de Souza, que contabiliza mais de 40 anos de carreira e é considerado o mestre da coquetelaria.


. Licor Gouveia Brasil - Arte e elegância com um incrível sabor

O licor reúne elementos regionais do estado de Minas Gerais criando um conjunto de aromas e sabores cheios de memória e tradição. A bebida harmoniza em sua fórmula tangerina, marolo, gengibre, capim cidreira, amêndoas e especiarias. Após a infusão com a mais nobre cachaça descansada e o envelhecimento em umburana, o licor repousa junto com puríssimo açúcar de cana por tempo suficiente a criar uma textura exclusiva. Acompanha bem as sobremesas mais sofisticadas ou um bom café. Pode ser servido gelado ou natural.


. Gouveia Brasil MEi - Bebida jovem, leve, elegante e com sabores naturais de jabuticaba e mel e limão

A MEi representa a mistura bem calibrada de uma cachaça extremamente pura, com dupla destilação, misturada às cores e sabores da terra, com o esmero que caracteriza as bebidas do Grupo Gouveia Brasil. Disponível nas versões mel e limão e jabuticaba, a MEi nasce com um discurso contemporâneo, alinhado e pautado na criatividade, alegria e responsabilidade social. Ideal para o consumo em festas, baladas e house parties, servida sempre bem gelada, a MEi também pode integrar coquetéis elaborados e caipirinhas. Com teor alcoólico de 18%, a bebida conquista facilmente o paladar feminino e também se adequa perfeitamente às harmonizações com sobremesas, dividindo espaço com licores e vinhos fortificados.

16 visualizações0 comentário
bottom of page